terça-feira, 4 de novembro de 2008

Pró-americanismo

A Esquerda, a Europa e o resto do mundo não se caracterizam, nem nunca se caracterizaram, pelo anti-americanismo. Apenas acreditam que a América merece melhor do que o que viveu nos últimos oito anos. O anti-americanismo é um traço comum em fundamentalismos políticos, o que nunca foi o caso da esmagadora maioria da esquerda - democrática, republicana, humanista e progressista por natureza -, nem da Europa e muito menos do resto do mundo, tantas vezes demasiado ocupados com os seus problemas para se preocuparem com os dos EUA. Acreditar que as políticas internas e externas de Bush foram um desastre não é sinónimo de anti-americanismo. Pelo contrário, é sinal de pró-americanismo, mesmo muito pró-americanismo.

2 comentários:

cparis disse...

Acha?

Eu adorei ver alguma esquerda portuguesa a levar uma chapada ao ver Obama a jurar em cima de uma Biblia. Foi a primeira de muitas desilusões que irão ter. :)

Miguel Silva disse...

Essa não havia como escapar-lhe. Por muitas desilusões que Obama ofereça a alguma esquerda portuguesa (a qual?), será sempre interessante ver a direita comer o chapéu durante 4 anos.