domingo, 21 de fevereiro de 2010

Um mau começo é apenas um mau começo

Mal se soube da candidatura de Fernando Nobre para a PR, surgiram rumores que a davam como não mais que um instrumento de vingança da ala soarista do PS contra Manuel Alegre. Os apoios já comprometidos com Alegre, sobretudo na área do BE, para além de questionarem o perigo de haver duas candidaturas a disputar o mesmo espectro eleitoral, logo criticaram a ingenuidade ou os propósitos de Fernando Nobre, reduzindo-o a um testa-de-ferro.

A ser verdade que a candidatura de Fernando Nobre tem na sua origem a ala soarista (o que ainda não ficou demonstrado - rumores são rumores), ninguém sai bem nesta fotografia. Mário Soares e os soaristas ficam mal na vingançazinha cometida. Alegre fica mal por nem sequer ser capaz de unir o partido. E Fernando Nobre, a quem se deve reconhecer a experiência e a inteligência para saber perfeitamente ao que ia numa candidatura promovida pelos soaristas, fica mal por escolher lançar-se nesta aventura com estas condicionantes.

Quanto ao resto, dizer, numa eleição de carácter pessoal, que determinada pessoa não devia avançar é completamente absurdo. Ainda mais absurdo se torna se essa afirmação vier de apoiantes de Alegre, sabendo o que aconteceu há cinco anos. Estas são as regras do jogo e ninguém disse que eram fáceis. Em segundo lugar, nem sequer é líquido que a candidatura de Nobre arrume com as hipóteses da esquerda. Não é só ao campo eleitoral de Alegre que Fernando Nobre pode ir buscar votos. E basta que uma destas candidaturas desista e mobilize os seus apoiantes para a outra para que os problemas de Cavaco ganhem toda uma outra dimensão.

2 comentários:

JOSÉ RIBEIRO MARTO disse...

Concordo com a sua análise, mas não creio que Fernando Nobre se tenha deixado instrumentalizar . A Mandatária de Manuel Alegre , a arquitecta Helena Roseta , também o sugeriu , acrescentando que era necessário saber das motivações do médico , porque o fez e o que quereria , ora isto é rísivel pois qualquer pessoa pode-se candidatar ao cargo, sem ter de pedir autorização a partidos ou a seus descontentes .
A candidatura de Nobre è bom sinal, num país em que falta participação política , e cidadania , e como diz a Senhora arquitecta , há sempre mais vida política para além dos partidos !

Cordialmente
_______ JRMARTO

Pedro de Azevedo Peres disse...

Aliás reforçando o comentário de JRMarto, a arquitecta Helena Roseta já se deve ter esquecido de qual o conceito que esteve subjacente à formação do Movimento Cidadãos por Lisboa.

Acresce que se a candidatura de Fernando Nobre, nesta sua caminhada, conseguir remediar a intensa prostação democrática e de cidadnia em que as portuguesas e os portugueses se encontram será ele o próximo PR, pois apresenta-se como um "campeão" com provas dadas de causas humanitárias e humanistas e - o que está a causar grande confusão - com uma amplitude e abrangência de apoios que cobrem praticamente todo o espectro político e social.

Afirmou o cidadão Fernando Nobre sobre esta questão na apresentação da sua declaração de candidatura:

"O meu espaço político, mais do que definido à esquerda, à direita ou ao centro, é o da liberdade, da justiça social, do humanismo, da ética, da solidariedade, da transparência na vida pública e da adequada, justa e indispensável função redistributiva do Estado, que abranja no que diz respeito aos deveres, e não apenas aos direitos, todos os cidadãos de todas as áreas do território nacional. Procurarei, assim, que a sociedade portuguesa e todas as suas instituições se libertem dos velhos paradigmas e passem a reconhecer o mérito, a premiar a excelência, e a recusar a impunidade."

Cordialmente

Pedro de Azevedo Peres

Declaração de Interesses: Eu apoio a candidatura à Presidência da República do cidadão Fernando Nobre.

Informação: O site da candidatura tem o seguinte endereço: www.fernandonobre.org